quinta-feira, 17 de março de 2011

Chapeuzinho vermelho de raiva

   

 Chapeuzinho Vermelho de raiva 

              Mário Prata

  ___ Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica aqui mais pertinho da vovó, fica.
  ___ Mas, vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
  ___ Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar para você. Aliás, está queimada, hein!
  ___ Guarujá, vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora está com um nariz tão grande! Tá tão esquisito, vovó.
  ___ Ora, Chapéu. É a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fica o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
  ___ Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com minha moto.
  ___ Pois é, minha filha. E o que tem aí nesta cesta enorme?
  ___ Puxa, ia me esquecendo: a mamãe mandou umas coisas para a senhora. Olha aí: margarina, maionese Hellmmans, Danone de frutas e até uns pacotinhos de sopa Knorr, mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
  ___ Se lembro, se lembro...
  ___ Vovó, sem quere ser chata...
  ___Ora, diga.
  ___ As orelhas. A orelha da senhora está tão grande. E, ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
  ___ Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer música deste tipo? Um horror! Você me desculpe, porque foi você que me deu, mas estas guitarras, é guitarra que se diz, não é? Pois é, estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que aguente, minha filha. Música é do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude está perdida mesmo.
  ___ Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um “barato”, hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. Que qué isso?
  ___ Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? Ou você queria que eu fosse domingo no Chacrinha de coque com vestido preto com bolinhas brancas?
  Chapeuzinho pula para trás:
  ___ E esta boca imensa???!!!
  A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:         
  ___ Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!

Fonte: CEREJA, William Roberto, MAGALHÃES Thereza Cochar. Português: linguagens, 1a série. São Paulo: Atual, 2002, p.153-154.  

Vocabulário 

Professor, incentive seus alunos a pesquisarem palavras que eles desconhecem. Se preferir poderá utilizar os registros abaixo:
Chacrinha: animador de televisão que fez muito sucesso nas décadas de 1960 a 1980.
Finado: falecido, morto.
Guarujá: famosa cidade do litoral do Estado de São Paulo.

Para finalizar essa atividade, peça que os alunos façam a leitura silenciosa do texto.
Em seguida pergunte o que acharam do diálogo estabelecido entre Chapeuzinho Vermelho e a vovó. Compare as versões que os alunos já conhecem. Depois, solicite que todos façam uma leitura em voz alta.Logo após, oriente que colem o texto no caderno de Língua Portuguesa e o ilustrem.



     TRABALHANDO COM O TEXTO CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA 


1- Releia o texto Chapeuzinho Vermelho de raiva e responda as atividades propostas.   
a- O texto apresenta um diálogo entre avó e a neta. Ele aconteceu no tempo do era uma vez ou nos dias de hoje? Justifique sua resposta.   
b- Quantos parágrafos o texto possui? O que você fez para descobrir a resposta?  Copie o sexto parágrafo.

2 - No diálogo, Chapeuzinho Vermelho fez comentários semelhantes ao do conto original Chapeuzinho Vermelho: o tamanho do nariz, dos olhos, das orelhas e da boca da vovó. Chapeuzinho Vermelho também fala dos tempos modernos. Diante esses fatos faça o que se pede:   

a- Pinte no texto, de amarelo, o parágrafo que explica, de acordo com  a vovó, seu nariz estar grande.  

b- Pinte no texto, de azul-claro, o parágrafo que Chapeuzinho fala do tamanho das orelhas da avó.    

c- Pinte no texto, de verde, o parágrafo que explica a vantagem que a industrialização do bosque trouxe para Chapeuzinho.   

d- Essa vovó é muito moderna. Quais parágrafos do texto mostram isso? Escreva ao lado de cada frase o parágrafo corresponde a ela.

 “O cabelo da senhora está um barato, hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado”. ______ parágrafo.
“Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha”? _____ parágrafo.

3- Dê sua opinião: O que você achou do texto escrito por Mário Prata? Justifique sua resposta.

2 comentários: